E-SPORTS / História

E-SPORTS


Em forte ascensão no Brasil, o e-Sports (Eletronic Sports) tem conquistado cada vez mais praticantes e seguidores ao redor do mundo. Hoje, pouco se difere dos esportes convencionais, pois seus integrantes também necessitam de aptidão, intelecto e domínio de estratégias individuais e coletivas, além de uma rotina diária de muito treino e preparação.  Em alguns países como Coréia do Sul, China e EUA, o universo do e-Sports já é cultivado numa esfera profissional, trazendo benefícios e compromissos garantidos aos pro-players (Professional Players). Dentre os inúmeros favorecimentos, há casos de bolsas de estudos em grandes universidades, patrocínios pessoais com valores que superam milhões de dólares anuais e regularização da profissão para concessão de vistos trabalhistas.  Dessa forma, as perspectivas e projeções do e-Sports são cada vez melhores, com o cenário profissionalmente em evolução, praticantes mais preparados e maior engajamento de grandes investidores na estruturação dos projetos.

LOL


League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) praticado em PCs. Baseia-se em uma disputa entre dois times de cinco integrantes cada que, dentre uma série de objetivos, precisam escolher seus personagens de acordo com determinadas características (poder de ataque, defesa, cura, bloqueio etc.). Quando combinadas, elas formam uma composição considerada ideal para superar o adversário. Durante o jogo, além da destruição de torres espalhadas pelo mapa, é necessário adquirir “ouro” (recompensa dada por realização de objetivos). Para conquista-lo é necessário eliminar os minions (pequenos soldados automatizados da equipe adversária), matar os adversários e derrotar os personagens como o dragão e baron, tudo para te deixar mais forte e te capacitar com habilidades crescentes para te fazer vencer a partida.

O LoL é desenvolvido pela Riot Games(www.riotgames.com) e é atualmente o jogo com maior número de praticantes no mundo. Segundo a empresa, são cerca de 100 milhões de usuários ativos.

FANS


Com o cenário do e-Sports em total desenvolvimento e profissionalização, o número de praticantes aumenta a cada ano, gerando uma expansão incontável do número de fãs das grandes equipes e jogadores. Para se ter uma ideia, em 2014, a grande final do Circuito Brasileiro de League of Legends (CBLOL), realizada no Maracanazinho, no Rio de Janeiro, reuniu 8 mil pessoas, que esgotaram a venda de ingressos em menos de 4 horas. Um evento repleto de tecnologia com telões gigantescos e um palco dominante, transmitido ao vivo pela internet para mais de meio milhão de pessoas. Na ocasião, o KaBuM! e-Sports ganhou a partida e se tornou Campeão Brasileiro de LoL. No ano seguinte, a final do CBLOL foi realizada no moderno Allianz Parque (Arena Palmeiras), em São Paulo.

Se no Brasil os eventos de LoL têm obtido sucesso, não há dúvidas de que são inspirados pelas ações organizadas ao redor do mundo. A grande final do World Championship League of Legends, em 2014, foi realizada no estádio de Sangam, na Coréia do Sul - palco da abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2002, com a presença de 40 mil pessoas e uma premiação de US$ 1 milhão para a Samsung White, campeã do torneio. Antes do início da partida, a animação do público ficou por conta da Imagine Dragons, banda de rock norte americana que já vendeu mais de 24 milhões de discos e autora da canção “Wariors”, hino oficial do campeonato.